quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Publicidade na Internet

A publicidade na Internet é completamente intrusiva, não respeitando nenhuma ética - sem querer dar novidade nenhuma. Em tempos, esta baseava-se em imagens e banners, que os utilizadores se habitaram a ignorar. Com a vinda de novas ligações e com uma evolução natural, começaram a aparecer banners animados, animações em flash muito mais cativantes para os nossos olhos ou páginas que se abrem sozinhas no nosso PC que no entanto, qualquer utilizador assíduo da internet já fecha quase automaticamente. E tentando compreender a evolução natural da publicidade, na tentativa de continuar a captar a atenção do utilizador, a nossa pergunta é, até onde se pode chegar? Penso que a publicidade "da moda" nos dias de hoje, que mais vemos hoje na internet, é em formato de vídeo. Com o aparecimento do youtube (ou a ciência por trás dele), este tipo de publicidade tornou-se uma constante. E seria apenas "mais uma" se associada a esta, não viesse o "som". Pois na nossa opinião, o som acaba por se tornar o elemento mais intrusivo desta publicidade, visto que, no meu caso por exemplo, um computador ligado em utilização, é quase sempre acompanhado por uma música de fundo. Música que muitas vezes é esmagada por esta publicidade que, como acompanhamento, vem sempre extremamente alta.

Dado tal facto, a nossa questão mantêm-se: até onde se pode chegar? Depois de alguma pesquisa somos confrontados com várias respostas deste tipo: "um site privado pode dentro da lei fazer o que lhe convém. Para eliminar os anúncios desligue o seu PC! Sites públicos não podem liberar propaganda de empresas privadas.". Nada conformados com tal situação, continuamos a pesquisa sobre a legislação na internet. Deparamo-nos no entanto que esta legislação é demasiado abrangente, e que a maior parte das irregularidades são causa de conflitos internacionais por diferentes legislações, sendo necessário apelar a cooperação internacional e estabelecer novas normas jurídicas aplicáveis à internet. Existem no entanto organizações internacionais como a o UNCITRAL, ICC, UNIDROIT ou a OECD, que tentam proteger os direitos do utilizador, com regras que deveriam ser propostas e legalizadas como forma a tornar o nosso espaço cibernético mais limpo e menos irritante.

What Else?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Apresentação mais pró formal !

Gente da blogosfera vimos por este meio anunciar com extremo carinho e amor que o grupo 'Whatelse' criou um blog com o intuito não pretensioso de analisar toda a maluqueira da publicidade nos media actuais. E quando digo media querido povo digo o cinema, as séries e os videogames! Apesar de tudo o nosso maior objectivo é divertirmos-nos com o resultado :D.

Um abraço gente e povo , 
What Else ?